Coccinella é um cliente de mensageiro instantâneo, compatível com o protocolo XMPP, tecnologia utilizada pela rede aberta Jabber. Um programa simples e fácil de usar que além das características normais de um mensageiro, possui também um quadro branco para que você desenhe e compartilhe tudo com seus contatos.
Como funciona
O programa funciona na rede Jabber, que segundo a Fundação Jabber Software já possui cerca de dez milhões de usuários no mundo todo. Esta é a mesma rede utilizada pelo programa Google Talk, o mensageiro instantâneo da Google. É possível utilizar o Coccinella também através da sua conta Google. Quando você acessa por sua conta do GMail, seus contatos do bate-papo do e-mail aparecem como contatos no programa.
Existem outros softwares de multiprotocolo (como o FlickIM e o EasyMessenger) que suportam diversas redes (ICQ, AIM, Yahoo!, MSN, etc.) e também o Jabber. O Coccinella, naturalmente, funciona só com o Jabber. Porém, é possível configurar o programa para acessar outras redes, basta conhecer o endereço do servidor da qual você deseja se conectar.
Ao acessar o programa pela primeira vez, surgirão janelas questionando se você deseja criar uma nova conta. Este cadastramento é simples, você só precisa selecionar um nome de usuário, uma senha e pronto, pode começar a utilizar. Caso você já possua uma conta, faça o seu login para poder conversar com seus contatos.
Quadro Branco
Uma das grandes diferenças do Coccinella para outros programas do gênero é o WhiteBoard (Quadro Branco) que ele possui. Este quadro se assemelha muito com o Paint do Windows e tem o funcionamento semelhante: através dele você pode fazer desenhos, rabiscar imagens e compartilhar tudo com seus contatos.
Demais características
Este mensageiro instantâneo, no geral, é bastante semelhante a outros. Possui emoticons, definição de status, registro de histórico de conversa, criação de chats para bate-papo coletivo, transferência de arquivos e também a possibilidade de impressão da conversa a partir da janela de conversação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário